Seminário
de Orientação e Escrita
1. Escolher um objecto de estudo, confiná-lo a um “corpus”, circunscrever um
problema.
2. A decisão sobre o modelo de investigação e o tipo de enquadramento.
3. Planificação, primeiros esboços, revisão, definição de uma ideia.
4. Organização de argumentos e previsão de contra-argumentos.
5. Comentar, descrever, narrar, formular hipóteses, exemplificar,
sublinhar.
6. Experimentar teorias, arriscar conceitos ou metáforas inéditas.
7. Introduções, conclusões e digressões.
Bilbografia sumária
BELL, Susan, The
artful edit: on the practice of editing yourself, New York, Norton, 2008
CALVINO, Italo, As
cidades invisíveis, Lisoa, Teorema.
ECO, Umberto, Como
fazer uma tese em ciências humanas. Lisboa, Presença, 2007
NUNES, Adérito Sedas, Questões
preliminares sobre as ciências sociais, Lisboa, Presença, 2001.
ZINK, Rui, O anibaleitor, Lisboa, Teodolito, 2014.
Método de ensino
Teórico-prático. Debates em torno de alguns textos, quer propostos pelo
docente, quer trazidos pelos estudantes, em função dos trabalhos de pesquisa
que estão a realizar.
Sessões práticas de elaboração de textos, composição
de bibliografias, pesquisa on-line ou em arquivos e bibliotecas.
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