segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Programa da disciplina (mais ou menos)

Seminário de Orientação e Escrita
1. Escolher um objecto de estudo, confiná-lo a um “corpus”, circunscrever um problema.
2. A decisão sobre o modelo de investigação e o tipo de enquadramento.
3. Planificação, primeiros esboços, revisão, definição de uma ideia.
4. Organização de argumentos e previsão de contra-argumentos.
5. Comentar, descrever, narrar, formular hipóteses, exemplificar, sublinhar.
6. Experimentar teorias, arriscar conceitos ou metáforas inéditas.
7. Introduções, conclusões e digressões.

Bilbografia sumária
BELL, Susan, The artful edit: on the practice of editing yourself, New York, Norton, 2008
CALVINO, Italo, As cidades invisíveis, Lisoa, Teorema.
ECO, Umberto, Como fazer uma tese em ciências humanas. Lisboa, Presença, 2007
NUNES, Adérito Sedas, Questões preliminares sobre as ciências sociais, Lisboa,  Presença, 2001.
ZINK, Rui, O anibaleitor, Lisboa, Teodolito, 2014.

Método de ensino
Teórico-prático. Debates em torno de alguns textos, quer propostos pelo docente, quer trazidos pelos estudantes, em função dos trabalhos de pesquisa que estão a realizar.

Sessões práticas de elaboração de textos, composição de bibliografias, pesquisa on-line ou em arquivos e bibliotecas.

Sem comentários:

Enviar um comentário